12 de ago de 2011

Primeiro dia - A importância de ler - Leandro Schulai


Olá pessoal tudo bem?
Bom em primeiro lugar gostaria de agradecer ao convite da da Nathi Mota para escrever essa postagem e fico honrado em ter a chance de escrever algo tão simples, mas tão importante que é a importância de se ler.
Antigamente o hábito de leitura era muito forte entre as pessoas, pois a humanidade vivia no que chamávamos de planeta mudo.
Nesse período as pessoas chegavam em casa a noite e não tinha eletricidade, logo não havia computadores, celulares, televisores e rádios que pudessem entreter e distrair, sendo assim os livros acabavam sendo um grande refúgio para as pessoas até por isso os livros clássicos possuem uma escrita totalmente diferente da atual já que os autores precisavam passar tudo o que imaginavam em suas cenas.
Seus leitores dificilmente teriam a chance de ir até os lugares descritos no livro tendo em sua leitura a única chance de descobrir como um lugar era.
Com o tempo o contexto mudou e inundados por tecnologia e opções as pessoas se afastaram, perderam o contato “face a face” e também o prazer da leitura. O livro começou a perder para os videogames e computadores, porém nos últimos anos um fenômeno reverso tem feito as pessoas se aproximarem novamente desse universo e junto com a onda dos ebooks e dos livros voltados ao público juvenil, ler tem se tornado uma atividade cada vez mais divertida.
Só que com a evolução humana a literatura também evoluiu e se antigamente as descrições exageradas e leitura rimada e complexa eram admiradas, hoje os livros possuem em sua maioria trama ágil, rápida, de fácil assimilação e descrições sucintas, porém necessárias.  O leitor atual tem pressa, ansiedade e quer fazer tudo ao mesmo tempo.
Com toda essa evolução fica a pergunta: atualmente qual a vantagem de da leitura?
Eu digo que hoje, ler nos permite conhecer novos universos, aprimorar nossa cultura e principalmente nos entreter agregando conhecimento. A leitura é algo divertido e hoje é tão bom quando um videogame, um filme ou um seriado, por sinal muitos dos filmes se originaram nos livros que por sua vez são em sua maioria melhores que as adaptações para as telonas. A leitura nos faz aprender sobre novas culturas, apresentar novos pontos de vista e o melhor: pode ser acessada, quando e onde quiser sem nenhuma restrição.  Pode ser em casa, na rua, na praia ou no meio da floresta.
Ler nos permite aflorar nossa imaginação e nos tornar pessoas mais criativas e também nos permite viver e fazer parte da história, tendo muito mais dramaticidade e proximidade da realidade do que as outras opções de entretenimento. Tem livros em que você realmente entra no mundo criado e isso em poucos segundos.
Por último ler nos permite fazer novos amigos e conhecer um mundo único, apaixonante e inesquecível.
Tá esperando o quê para começar a ler ein?
 Pode começar com um Vale dos Anjos rsrsrs
Abraços,
Leandro Schulai

Comentário: Obrigada Schulai. Adorei o post. Concordo plenamente com ele. Os livros são parte da minha vida hoje em dia, e Vale dos Anjos é o um dos meus lindos "bebês". Quando começo é quase impossível parar. Adoro a sensação de ter um livro na mão. =D
E a promoção é uma ótima oportunidade de levar até cinco livros para casa. Corram!!! Clique aqui.


4 comentários:

  1. "Ler nos permite fazer novos amigos e conhecer um mundo único, apaixonante e inesquecível."

    Concordo Schulai! Lê, muitas vezes é uma válvula de escape. Com a leitura, nós podemos fugir do nosso mundo. Se desligar um pouco de tantas coisas, muitas vezes ruins, que acontecem por aí.

    Nós podemos ter toda a tecnologia que for, mas tenho certeza que nada substitui um BOM livro. <3

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  2. Não sei como muitas pessoas encaram a leitura como obrigação. Presencio isso principalmente na escola. Cerca de 10% nunca leu um livro. Isso mesmo: NENHUM livro. Iss é um tanto quanto assustador.
    Não há necessidade de encarar a leitura como algo ruim. Afinal, a finalidade dos livros, além de fornecer informações e aprendizado, é entreter. Para tanto, ler deveria ser considerado um enorme prazer!

    A leitura nos possibilita uma fuga para o fantástico, para o surreal. Nada melhor do que viajar em outros mundos, incorporar um personagem, rir, chorar, e se emocionar diante de páginas repletas de letras.

    Acho que um livro é um tesouro! E adorei conhecer os argumentos e o ponto de vista de Leandro Schulai.

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Ler realmente é muito importante! As escolas tentam ensinar isso, mas parece que os alunos não percebem tal importância!

    Ler é tão bom e prazeroso!
    Queria ter é mais tempo pra ler tudo o que quero!

    Adorei seu blog Nathi! Parabéns

    ResponderExcluir
  4. as pessaos tem que começar a ver a leitura como um lazer, uma coisa boa, desde cedo e, infelizmente, pelo menos no brasil, não somos incentivados de maneiras muito corretas.
    os argumento de schulai são super bem fundamentados e só fazem a gente perceber o quão importante é ler!
    beijos

    ResponderExcluir