5 de dez de 2011

Resenha - Sereia

Sereia
Tricia Rayburn,
Editora Verus

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. 

------------------------------------------------------------------------------

Não é mais um desses livros sobrenaturais com o mesmo tema batido de tantos livros sobre aquele mesmo assunto.
Realmente, é difícil achar livros sobre sereias, o que torna o tema "novo". Mesmo assim, confesso que o livro não é exatamente o que eu esperada no quesito aparência das sereias. Esperava pessoas metade peixe, metade gente. Mas não é nada assim. São pessoas normais que conseguem ficam embaixo da água por mais tempo. Me decepcionei nessa parte, mas de resto eu gostei bastante do livro.
Envolve romance, com uma pitada de suspense. Você fica o livro inteiro pensando: "Quem está fazendo isso?!"
No início do livro o foco principal é Vanessa e a misteriosa morte de sua irmã. Logo depois passa para as outras mortes e o desaparecimento de Caleb, namorado de Justine e irmão de Simon.
Vanessa é uma adolescente normal. Vai com sua família para Winter Harbor, passar alguns dias para descansar. Porém sua irmã Justine, o namorado dela Caleb e Simon, irmão de Caleb resolvem ir até o penhasco mergulhar, coisa que sempre fazem. Mas algo dá errado e começa a chover, mesmo assim, Justine e Caleb resolvem pular.
Nada de sério acontece, Justine apenas corta a perna, mas deixa Vanessa e Simon preocupados.
No outro dia, ela aparece na praia morta. Depois de sua morta outras acontecem o que realmente assusta Winter Harbor.
Sua família volta para Boston, porem Vanessa resolve voltar a Winter Harbor, para tentar entender o que realmente aconteceu naquela noite. E descobre que Caleb sumiu. Encontra apenas Simon.
Os dois saem em busca de respostas, mas encontram apenas mais perguntas ao longo de sua jornada.

------------------------------------------------------------------------------

Além dos personagens já apresentados existem vários outros como Paige, sua irmã Zara e a mãe das duas Raina. Todas elas trabalham no restaurante local Betty Chowder House. Lugar onde Vanessa vai a procura de um café da manhã descente. Lá ela faz amizade apenas com Paige. Que é peça fundamental da história. Ela é doce, completamente diferente de sua irmã, que é completamente amarga e ranzinza. 
A personagem que mais gosto no livro é Betty, a dona do restaurante e avó de Paige. Ela é uma senhora que fica apenas em seu quarto depois de seu acidente. Apesar de ter ficado cega percebe coisas que pessoas normais não percebem. Como por exemplo, escuta muito melhor do que os outros moradores da casa.

A leitura flui rapidamente. Tricia escreve muito bem, sempre deixando um suspense básico no final de cada capítulo. A Editora Verus também está de parabéns pela revisão do livro. Está impecável, muito boa mesmo. 
Um show a parte é a capa do livro. É linda demais! O título e os olhos da sereia na capa tem um metalizado que muda de cor dependo de onde você olha. É lindo! Coisa de ficar olhando por muito tempo.
Tirando o que citei no início da resenha, gostei bastante do livro. Os personagens são bem construídos, só alguns não são bem explorados, mas isso não me preocupa muito, pois é uma trilogia.
Algumas coisas também ficaram no ar. Algumas perguntas não foram respondidas e eu sinceramente espero que isso aconteça nos próximos livros, porque a série é realmente muito boa!

Nota:
 


2 comentários:

  1. Oi Nathi!
    Ainda n li "sereia" e estou louco pra começar a leitura.
    comprei ele pela capa que é perfeita! (essa menina da medo n da? haha)
    Realmente o tema n é batido, mas logo deixar de n ser haha pq ai os autores descobrem o sucesso que faz e todo mundo lança livro sobre sereia.
    E algumas coisas ficaram no ar pq o livro tem continuação né?
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathi!!! Tava aqui buscando comentários sobre o livro e encontrei seu blog,gostei da resenha, acabei de comprar Sereia...contando os dias pra chegar agora...rsrsrs... Bjs!!!

    ResponderExcluir