24 de jun de 2013

Resenha - Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 Horas do 
Mr. Penumbra

Robin Sloan

Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2013
Tradutor: Edmundo Barreiros
ISBN: 9788581630236
N° de páginas: 288
Comprar: Fnac/Siciliano

Nota: ♥♥♥♥ (3,5/5)

Sinopse:
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

Imagine-se vivendo em um mundo onde os livros são coisa do passado. Difícil, não? Mas é o que está acontecendo nesse momento, com o nosso mundo. Cada dia que se passa os livros de papel são substituídos pelos seus primos, os e-books. Pois é, bem nesse momento, o que parece quase improvável acontece com Clay, ele consegue um emprego em uma livraria. E essa é praticamente abandonada. Praticamente.

E essa, além de meio esquecida, do lado de uma boate, em uma rua bem deserta, é um tanto quanto estranha. E o que dizer de seus clientes, principalmente os que Clay atende, das 22 às 6 horas da manhã? Eles estão sempre esbaforidos e aflitos para pegarem o próximo livro. E o atendente não faz a mínima ideia do motivo.

Durante uma dessas madrugadas, quase sem trabalho nenhum, uma garota linda e diferente de todos os outros clientes entra na livraria meio que por acaso. Seu nome é Kat, e ela trabalha no Google. É, esse mesmo! Aí começa a ligação entre o passado e o futuro da tecnologia. Os livros, que antes eram o que mais havia de moderno, com o que há de mais moderno hoje, computadores. A partir do primeiro "encontro" de Clay com Kat a história se desenrola.

Levando em conta o mistério por trás da livraria e o próprio Penumbra, que por sinal é o meu personagem favorito, o história se desenvolve bem. Clay é um personagem sarcástico e se você prestar um atenção em suas piadas, perceberá aquele toque geek por trás de tudo. E por mais que Penumbra seja <3, Clay também garantiu seu lugar no meu coração por ser assim. *-*

"Depois disso, o livro vai desaparecer, como desaparecem todos os livros em sua mente. Mas espero que se lembre disso:
Um homem caminhando apressado por uma rua escura e deserta. Passos rápidos e respiração ofegante, maravilhado e ávido. Um sino acima de uma porta e seu tilintar. Um atendente e uma escada e uma luz dourada quente, e então: o livro exatamente certo, no tempo exatamente certo."
Página 288.

A leitura flui bem rápido, e a vontade de saber o final faz com que se leia mais rápido ainda - sendo óbvia. Sério, quando percebi o livro já tinha acabado. Por mais que o autor tenha fechado a história dos personagens principais sem a necessidade de mais livros, a participação de alguns personagens secundários poderia ser maior. Citar o nome de um deles é, com toda certeza um spoiler, mas ele poderia ter participado mais. #justsaying

Além do fato citado acima, outra coisa que me incomodou um pouco foi o final. Até aquele momento eu estava gostando do rumo da história, de todo o mistério por trás da livraria e algo maior por trás até mesmo de Penumbra, mas o que o autor escolheu não me convenceu. Talvez, se ele tivesse escolhido outra finalização, uma mais épica, digamos, teria ficado melhor. Por mais que tenha se encaixado com os acontecimentos anteriores... Apenas não me agradou. :(

Apesar disso é uma leitura válida. Se não sabe o que pensar sobre A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, leia e tire suas próprias conclusões. Ah, um passarinho me contou que em breve tem sorteio do livro por aqui, então se você se interessou, fique ligado. :)


7 comentários:

  1. Vou confessar que o livro nunca havia me chamado a atenção, e eu nem fazia ideia da história.
    Sua resenha me deixou fascinada pelo livro e espero que haja sorteio logo, quero muito ler! \õ/

    Beijos
    Rafa-Eu + Livros
    blogeumaislivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredito que deve ser muito difícil resenhar um livro que tem enredo com base no mistério, sempre que leio resenhas desse tipo de livro fico preocupada, pois mesmo sem querer elas acabam revelando coisas importantes. Adorei sua resenha exatamente porque você contornou muito bem a situação, falou um pouco do enredo, dos personagens, o que agradou ou não. Bom, eu li já alguns outros comentários/opniões de quem leu esse livro e são exatamente essas as reclamações, que o fim deixou a desejar. Ainda assim, a capa e o titulo me mantem muito curiosa. Ah, engraçado é que enquanto lia sua resenha, não sei porque algo me lembrou uma distopia, rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei seu blog. Seguindo, claro!
    Beijos
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da proposta do livro, + li algumas resenhas não muito animadoras... =/ Mas quero ler mesmo assim =)
    E gostei bastante da sua, bem esclarecedora em alguns pontos que não vi nas outras que li por ai, que se preocuparam + em criticar a história...

    ResponderExcluir
  5. Que história diferente e interessante. Relacionando os livros físicos com os e-books ... Gostei da resenha , não sei se foi o livro ou a resenha que me fez querer lê-lo !! Mas, o fim realmente deixa a desejar? :/ Espero que não !!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que muita gente que gosta do livro sempre tem feito essa ressalva quanto ao final da história. Não sei ainda porque não li. Mas me encantei com essa narrativa misteriosa. Unir passado e futuro dá uma combinação interessante e instiga o leitor.. vamos ver!
    Ficarei desapontada se sentir mesmo que o final não me agrada... ou se o autor escorregar na trama contada.
    Sei que o Penumbra é mesmo carismático e nas resenhas que li as pessoas adoram essa personagem. Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei do livro só por que se passa numa livraria rsrsr , mas lendo a resenha vi que tem muitas coisas que gosto também e mistério é uma delas, estou muito curiosa pra saber das partes e personagens que voê falou, só espero que me agrade.

    ResponderExcluir