10 de jun de 2013

Resenha - Fallen

Fallen

Lauren Kate

Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2011
Tradutor: Alda Lima
ISBN: 9788501089625
N° de páginas: 401
Comprar: Fnac/Martin Fontes Paulista
Nota: ♥♥♥♥ (4,5/5)

Sinopse: 

Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.

Sinto até uma vergonha básica de admitir isso, mas até o momento eu não tinha lido nenhum livro de anjos, muito menos de anjos caídos. E que arrependimento, diga-se de passagem...

Claro, não existe uma pessoa sã nessa terra que não se interesse primeiro pelas capas dos livros dessa série. Depois é que pensamos em procurar saber sobre a sinopse/plot, mas aí já é tarde demais: nós compramos o livro. 

Anyway... Ignorando o fato de que sou uma bookaholic meio - leia-se muito - surtada, Fallen realmente tem uma proposta, digamos, interessante - por falta de palavra melhor. Não é inovadora, afinal, quem não se lembra dos anjos tão citados na Bíblia e, até mesmo no Sítio do Pica-pau Amarelo? Pois é, mas esses não são simples anjos, são anjos caídos.

Mas, antes de falarmos sobre os nossos queridos personagens sobrenaturais, deixe-me introduzir a história. Luce era uma garota comum, mais ou menos, ou sim, se você considera ver sombras que se parecem tentáculos negros comum, até que de uma maneira inexplicável, seu "namorado" morre - deixando para trás um corpo torrado e Luce com um cabelo bastante chamuscado - e como apenas a protagonista estava com ele e não se lembra de nada sobre o acidente, ela é considerada culpada. Sua única alternativa é ir parar em um colégio interno, construído antes da guerra - não me lembro qual... Sorry! - e bastante sinistro.

Lá, Luce conhece Ariane, uma garota um tanto pirada, que deixa qualquer um cortar seus cabelos; Cam, um garoto sedutor e um tanto engraçado; e Penn, a única garota que não está ali obrigada por um juiz ou por um agente de condicional. Além de ter um encontro bastante desagradável com Daniel Grigori, onde o mesmo lhe mostra o dedo do meio por nenhum motivo aparente.

Quando vi pela primeira vez sobre o que se tratava - como se o título já não fosse sugestivo demais... -, fiquei curiosa, mas confesso que tinha imaginado anjos caídos um pouco diferentes dos que foram narrados. (Se você também pensou em asas pretas bate aqui! o/\o)

Sendo esse o primeiro livro de uma série composta por mais outros três, Fallen é uma boa introdução, mas não temos mais do que isso. Muita coisa fica vaga, e é esse o propósito da Lauren Kate: instigar o leitor a continuar lendo a série. Ou pelo menos, ela conseguiu isso comigo. 

O mistério por trás do que aconteceu com Luce e Trevor vai se revelando aos poucos. No começo temos apenas a vaga noção de que algo aconteceu, e não foi nada bom. A medida que Luce se recorda do seu passado - basicamente coisas que outras pessoas lhe contaram - podemos entender o motivo de sua ida para o internato. É claro, ainda há muito para se explorar sobre esse assunto também.

Além disso, temos o grande mistério envolvendo Luce e Daniel, e claro, alguns outros personagens que serão revelados quase no final. Alguma coisa dá para se deduzir, mas uma grata surpresa compensa as coisas que são mais óbvias. 

E por falar em surpresa... Que final, hein? As pontas para os próximos livros estão ali, mas a finalização não poderia ser melhor. Sério! Tantas coisas aconteceram, e faltavam poucas páginas - menos de 50 -, me deu aquele desespero básico de não dar tempo de finalizar direito, mas deu tudo certo! \o/

Se você tem intenção ler a série toda, se joga em Fallen. Mas, se por algum motivo, você só pretende ler o primeiro, só digo uma coisa: você ficará um tanto quanto frustrado...


10 comentários:

  1. nossa, sua opinião foi TÃO diferente da minha, Nathi HAHAHA! Achei Fallen um pesadelo de leitura. Aguentei firmemente até o fim, mas nada nele me instigaria a ler a série. Não gostei dos personagens, não gostei da falta de tato da Lauren Kate, e me irritou o quanto as coisas demoram a tentar acontecer, e no final não levam a lugar nenhum. Enfim, foi uma das piores leituras da vida =P pena, porque eu queria muito ter gostado! não rolou.

    beijinhos!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. woooaaa Realmente é difícil encontrar uma resenha que fale bem de Fallen. Comecei a lê-lo há algum tempo,só não terminei por falta de tempo. Acho que sua resenha é o impulso que eu precisava pra terminá-lo, pq já estava ficando desanimada UAHUSHAU =)

    ResponderExcluir
  3. Há um tempão atrás, eu estava com MUITA curiosidade de ler a série. Acho as capas lindas demais e sempre li/ouvi comentários muito positivos em relação aos livros. Mas acabei não lendo nenhum (minha fila de leituras sempre esteve transbordando, e também há outros livros que quero ler com mais urgência). Hoje em dia minha curiosidade deu uma boa diminuída; ainda acho lindas as capas, mas não tenho planos de verdade de ler os livros.

    Bjinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha , mas são 5 livros .
    Fallen
    Tormenta
    Paixão
    Ecstâse e
    Apaixonados - que é a história de amor deles -

    XOXO ,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha *---*. De tanto que eu ouvi minhas TRÊS PRIMAS falaram sobre essa série e tudo mais. Eu já comprei o Fallen e o Tormenta. Chega dia 21 \O/. Em quanto isso eu vou lendo a série "hush, hush" (até tem resenha até o dois lá no blog). Eu já li livro de anjos caídos (hush, hush). Mas, antes eu imaginava que eles tinham asas pretas mesmo heuheuheu'. Minha prima disse que é bem parecido o "hush, hush" com o "fallen". Então espero que seja, tipo tem alguma coisa que quando alguém toca nas sicatrizes onde ficavam as asas dos anjos caídos, essa pessoa vê lembranças?
    Me responda!! heuheuhe'

    Seguindo, se quiser da ruma voltinha lá no meu blog ficarei feliz, e se gostar segue :P

    sweetsecretfantasy.tk

    ResponderExcluir
  6. Acho esse livro perfeito!!!! Foi o primeiro livro que eu li quando comecei a gostar de leitura, e até hoje é meu livro favorito. Acho melhor que Hush, hush

    ResponderExcluir
  7. Por algum motivo, eu não quero ler esse livro ainda... Se é pra falar de anjos, eu prefiro ler Sussurro ou Halo, mas vou ler esse livro. Se eu não gostar, vendo o livro \o/ Ou troco por outro c:
    Acho que o livro não me impressionou por ser aquela típica história de anjos caídos, então talvez eu demore pra comprar. Não vai pra minha lista, mas talvez eu o leia.
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Terminei esse livro essa semana. E ao contrário de você, Nathi, não foi uma leitura tão bom. Realmente não gostei do livro, achei vago e não gostei do fim.
    Não digo que seja horríiiiiiiiivel, porque foi interessante para passar o tempo.

    Bjos

    http://adorelivres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir