27 de fev de 2013

Filme - Novelização x Adaptação

Hey!

Quando pensamos em adaptações, a primeira coisa que vem em mente são os roteiros adaptados de livros, como por exemplo Crepúsculo, Harry Potter, Jogos Vorazes... São muitos os filmes que podem ser listados aqui.

Mas, o cérebro do roteirista nem sempre está de acordo com o do autor do livro, ou até mesmo é preciso adaptar uma cena ou cortá-la de vez do roteiro porque ela não ficaria boa o suficiente se fosse filmada - um bom exemplo são as cenas que acontecem apenas na mente do personagem.


É impossível que alguém nunca tenha ouvido falar de pelo menos uma dessas 3 adaptações. Saga Crepúsculo, Jogos Vorazes e Harry Potter realmente vieram para mostrar como adaptações de livros para o cinema devem ser feitas.
Duas dessas franquias acabaram há pouco tempo. A Saga Crepúsculo terminou em 2012 e Harry Potter, em 2011, mas ambas marcaram época.
Deixando de lado a - infantilidade - rivalidade entre os fandom, ambas tiveram suas adaptações para as telonas muito bem escritas, com o roteiro adaptado da melhor forma possível, cortando o desnecessário e acrescentando o que só veio a trazer mais dinâmica visual ao filme.
Já Jogos Vorazes - resenha do primeiro livro - acabou de iniciar o processo de divulgação do segundo filme, que será lançado esse ano - Os filmes mais esperados de 2013 - então temos mais 3 filmes pela frente, já que o último livro da trilogia será divido em parte 1 e 2. O primeiro filme foi uma adaptação muito bem feita, com elenco selecionado a dedo e ótimos efeitos especiais, principalmente em se tratando da arena.


Quando eu penso em adaptações que deram extremamente errado, o primeiro filme que me vem a cabeça é Percy Jackson. Com o roteiro completa e totalmente sem nexo com o livro já é de se esperar que tenha desagradado à praticamente todos os fãs da série - me incluo nessa conta. Com a adaptação do segundo livro, Percy Jackson e o Mar de Monstros, sendo adiada cada vez que a data se aproxima não sabemos o que esperar... Mas pelo menos pintaram o cabelo da Annabeth de loiro, o que já é alguma coisa. Mesmo assim, o desaparecimento de personagens que não são tão essenciais no primeiro, mas fazem toda a diferença no segundo será um grande problema a ser enfrentado pelos roteiristas.
Já A Bússola de Ouro é o clássico exemplo de pé-na-jaca das adaptações - pelo menos é o que dizem. Não assisti o filme e não livro o livro - ainda, mas dá para ver que não deu lá muito certo porque não teve continuação e pela própria bilheteria x orçamento - foi investido mais de 180 milhões de dólares e quase não deu para cobrir nem o orçamento. 
Dezesseis Luas está fadado a entrar para essa lista também. Infelizmente, de acordo com notícias divulgadas em sites internacionais, a adaptação não foi lá das mais bem feitas e o filme vai fazer 15 dias no cinema dia 27 e não fez nem para cobrir o orçamento, então - muito provavelmente - não terá continuação, o que é uma pena, porque a série é ótima - resenha de Dezesseis Luas
P.S.: O Gui Cepeda, do Burn Book fez uma resenha do filme, e só pelo que ele escreveu dá para ver que não se pode esperar muito.


Só pelos comentários pela blogosfera você sabe quando um filme/livro é bom ou não. Claro, cada um tem sua opinião, mas quando se trata de uma opinião mais ou menos parecida entre a maior parte de nós, o livro se consagra ou não. E nesse momento podemos incluir algumas novelizações.
Esse tipo de livro é uma espécie de adaptação do roteiro usado para gravar o livro, uma adaptação ao contrário. Dentre as muitas que existem hoje no mercado literário podemos citar: A Garota da Capa Vermelha, Resident Evil - Retribuição e Branca de Neve e Caçador. 
A começar pelo que conta a história da nossa querida Chapeuzinho Vermelho: o livro não tem o último capítulo. Como assim? Simples! Você é praticamente obrigado a assistir o filme para saber o que acontece no final. Lindo, né?
Já Branca de Neve e o Caçador é um belo livro - graficamente falando - e a história é até bonitinha, mas é isso. Sem profundidade de personagens, sem o que realmente conta em um livro. 
Resident Evil - Retribuição já começou errado pelo fato de ser a novelização do 5 filme. Anyway, não posso dar uma informação muito concreta sobre, mas aparentemente é um exemplo de adaptação bem escrita. Divide opiniões, mas entre os fãs da franquia de filmes, é elogiado.


10 comentários:

  1. A garota da capa vermelha, tão lindo o livro e o filme, adaptação perfeitamente mesmo, claro que sem contar Harry, e as Crônicas de Narnia.
    Adorei o blog, beijos querida ♥
    Louca Indecisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      A Garota da Capa Vermelha é realmente um filme lindo, além de ter uma proposta bem legal. :)
      Gosto bastante de Crônicas de Nárnia também. <3

      ;**
      Nathi.

      Excluir
  2. Oi Nathi!
    Que legal você ter falado de Harry Potter, meu último post foi justamente sobre a série! Sou completamente apaixonada e já perdi as contas de quantas vezes li os livros e vi os filmes!

    Beijos!
    blogdaruiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu gosto bastante de Harry Potter, mas não posso dizer que é minha série favorita. Apesar disso, li todos os livros e assisti todos os filmes. :)

      ;**
      Nathi.

      Excluir
  3. Tem uns que ficam horríveis mesmo!
    Seraquecresci.blogspot.com
    Julyana Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu não diria horríveis, mas sim mal adaptados.

      ;**
      Nathi.

      Excluir
  4. Essa questão de adaptação é sempre muito complicado. Claro que quando a história não exige nada de sobrenatural é bem mais tranquilo adaptar, mas mesmo assim ainda existem casos que eles pecam como o filme Para Sempre e até mesmo O Lado bom da vida, o segundo prefiro o filme, mas não tem como não dizer que a adaptação não foi fiel. O fato é que competir com a nossa imaginação é sempre muito complicado e por diversas vezes impossível. Também gostei da adaptação de Jogos Vorazes e aguardo ansiosamente por Em Chamas. Sobre as novelizações eu não posso dizer, já que nunca li uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      É realmente uma questão bem polêmica e que renderia horas e horas de conversa, já que temos vários filmes para analisar.
      Claro, existem filmes e filmes, adaptações e adaptações, mas, ao seu modo, mesmo sendo bastante diferentes, eu sempre acho alguma coisa que me agrada no todo. :)

      ;**
      Nathi.

      Excluir
  5. adorei o post, parece que 16 luas não agradou mesmo o que é uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Uma pena mesmo já que o livro é bem legal. Mas dizem, que quem não leu o livro gostou - bem no estilo Percy Jackson.

      ;**
      Nathi.
      @NathiiMota

      Excluir