17 de jul de 2012

Resenha - Conselho de Amiga

Conselho de Amiga
Siobhan Vivian
Editora Novo Conceito

Sinopse: Ruby está completando 16 anos, mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai, desaparecido há muito tempo, aparece e Ruby não quer ter nenhum contato com ele. Ao contrário, ela quer sair com suas amigas: a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby - sobre garotos, sobre seu pai, como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão sinceras quanto dizem.




--------------------------------------------------------

A vida de Ruby é aparentemente normal. Ela passa pelos típicos problemas adolescentes: brigas com a mãe, incertezas sobre garotos e amigos. Até que, depois de seu aniversário de 16 anos, sua vida dá um giro de 180 graus.
Seu pai, há muito desaparecido resolve dar as caras e trás a tona muitos sentimentos e perguntas esquecidos por Ruby e sua mãe.
E o que fazer quando, nossa protagonista descobre que pode ter criado a serpente bem debaixo de seu nariz?
Descubra em Conselho de Amiga.

--------------------------------------------------------

Quando eu vi no site da Novo Conceito o anúncio da publicação do novo livro da Siobhan fiquei muito empolgada, afinal, eu adorei Não sou esse tipo de garota. Mas depois, ao chegar na última página eu percebi que Conselho de Amiga não é essa Coca-Cola toda.
Tudo começa com a "festa" de 16 anos de Ruby, que se resume à suas amigas e sua mãe cantando parabéns na cozinha minúscula de sua casa. Algo realmente simples. Mas o inesperado acontece: seu pai, que foi embora há muito tempo atrás aparece trazendo um "buquê" de rosas.
Depois disso, a vida de Ruby vira de cabeça para baixo, pois o recente acontecimento desenterra fatos antigos há muito esquecido por nossa protagonista.
E no meio disso tudo, Ruby conhece Charlie, um garoto um tanto quanto viciado em botons e em fotografias.
Não estou querendo dizer que Conselho de Amiga é um livro ruim. Longe disso. Mas eu esperava algo mais, levando em consideração Não sou esse tipo de garota. Esperava que a Siobhan se aprofundasse mais nos sentimentos de Ruby, seus conflitos internos e todo o resto.
A insegurança de Ruby, ou talvez sua ingenuidade, a deixam vulnerável demais aos conselhos e opiniões de suas amigas. Em alguns pontos do livro eu cheguei a pensar que a protagonista não tinha opinião própria, afinal, ela precisa de conselhos sobre tudo e não os usa para formar sua opinião sobre determinado assunto, mas sim os toma como resposta para tudo. Eu tive a ligeira impressão de que se Beth dissesse para Ruby pular de um penhasco ela pularia sem hesitar.
Além disso, não se deve confiar muito nessa descrição de Beth, Maria e Katherine que encontramos na sinopse do livro. Algumas perguntas ficam no ar: Beth é mesmo leal? Maria é mesmo fofoqueira? E Katherine, é mesmo perigosa? Talvez sim, talvez não. Mas, não encontrei os reais motivos para usar cada um  desses adjetivos para as amigas de Ruby.
Eu cheguei ao final do livro com aquela sensação de que o livro não foi bem finalizado, de que ficaram muitas coisas em aberto, várias perguntar sem resposta ou mal respondidas. Não sei se existe uma continuação, mas ela seria muito bem vinda.
A revelação final é um tanto quanto surpreendente, mas nada que não pudesse ser imaginado se você se esforçar um pouco mais.
De todo o livro não é ruim, apenas não é profundo o suficiente para fazer rir ou chorar. Se houver uma continuação, talvez o que a Siobhan escreveu nesse livro seja justificado, mas por enquanto...
Apesar dos contras, é uma leitura rápida. Quando você percebe já chegou na última página. Se você procura um livro apenas para se divertir, uma boa aposta é Conselho de Amiga.

Nota: 


Um comentário:

  1. Não é aquele tipo de livro que quero ler, mas li sua resenha pra matar minha curiosidade, gostei do texto e da sua opinião, mas mesmo assim ainda tenho uma sisma com esse livro, prefiro ir lendo os outros kk.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir