23 de jan de 2012

Resenha - Quando ela se foi

Quando ela se foi
Harlan Coben
Editora Arqueiro

Sinopse: Um dos autores mais premiados e lidos no mundo, Harlan Coben traz uma nova história com o carismático Myron Bolitar em uma busca frenética por três continentes. Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada,ela telefona:“Venha para Paris.” Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime. Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes. Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre. Em uma busca desesperada, Harlan Coben cria um mundo de armadilhas imprevisíveis em que conflitos religiosos, política internacional e pesquisas genéticas se mesclam a amizade, perdão e a chance de um novo começo.

----------------------------------------------------------

Depois de um telefonema de uma ex-namorada, se é que eu posso chamar Terese assim, Myron Bolitar pega o primeiro avião que encontra para Paris e vai ao seu encontro.
Ela tem um "pequeno" abacaxi para Myron descascar. Seu ex-marido ligou e disse pare Terese encontrá-lo em Paris, porem até agora ele não apareceu. Ela precisa encontrar Rick, pois ele disse que tinha algo para lhe contar que mudaria a vida de ambos.
A partir daí começa uma corrida contra o tempo para descobrir tudo que envolve a morte de Rick, e ainda tentar sair vivo dessa.
Se você procura um livro com mistério, ação e uma pitada de romance essa é a história que você procura.

--------------------------------------------------------

Não é o gênero literário que eu mais goste, mas me surpreendi bastante com a leitura desse livro.
Agora entendo porque Harlan Coben é considerado o rei dos romances policiais. Ele realmente escreve muito bem.
A cada momento seus livro tem uma reviravolta. O que você pensava ser verdade não passa de uma mentira e o que você estava convicto de ser a mentira mais cabeluda de todos os tempos pode ser a verdade que mudará o destino de todos os personagens.
O mistério em volta da história dos personagens principais é o que mais nos deixa intrigados. Queremos saber mais sobre o que aconteceu antes do início do livro.
Myron é um ex-jogador de basquete, que após uma contusão precisou parar de jogar e agora se dedica a ser uma espécie de empresário de esportistas e famosos em geral. Ele trabalha junto com Esperanza e Big Cindy.
Esperanza é sócia de Myron e ex-lutadora de vale tudo. Era conhecida como Pequena Pocahontas. O ajuda na maior parte do livro.
Myron ainda tem Win, se amigo. Se conheceram na faculdade, mas depois disso passaram a conviver e um protege o outro, como irmãos.
Mas a personagem principal do livro, sem dúvida nenhuma é Terese. Myron e ela se conheceram logo depois que ela se separou do ex-marido Rick. Foram para uma ilha deserta, somente os dois. Depois disso perderam o contato. Um dia sem mais nem menos ela liga para Myron e diz: "Venha para Paris.". Ele vai correndo. Larga tudo e apenas vai.
Eu li esse livro muito rápido. A cada página um novo mistério surge e mais perguntas são formuladas. Você #precisa saber o que acontecerá a seguir e isso te impulsiona a seguir em frente e descobrir o que está por trás de todo o mistério do assassinato de Rick. E o que ele precisava contar a Terese que mudaria a vida de ambos para sempre.

"As portas do ônibus se abrem e o grupo começa a descer, trocando risinhos e mascando chicletes.
O último a saltar é o garoto de cabelos claros.
Tem olhos azuis, com um anel dourado em torno das pupilas.
E, embora carregue nas costas uma mochila pesada, atravessa a multidão com a cabeça ereta e os ombros jogados para trás, a postura perfeita."
Página 250.

A Arqueiro, como sempre caprichou muito na revisão desse livro, e é muitooo difícil encontrar erros de digitação e/ou gramatica. Eles são muito cuidadosos com isso.
A diagramação é simples e bem clean, o que facilita na hora de ler. A capa então, é linda. Foi o que me atraiu primeiramente, e juntamente com uma sinopse bem misteriosa faz qualquer um correr para a livraria mais próxima para adquirir o seu.
Mas nem tudo são flores.
Não estou querendo dizer que seja um livro ruim, não é isso. Mas eu achei que no final os acontecimentos se tumultuaram e acontece muita coisa de uma vez. Se você não prestar muita atenção acaba se perdendo. Esse foi o único ponto negativo que encontrei nessa história. Porque amei todo o resto.

Nota: 

4 comentários:

  1. Pois é, depois dessa resenha, Nathi, eu realmente tenho que dar uma chance ao Harlan Coben! Também não é o meu gênero literário preferido, mas leitura rápida cheia de mistérios(que te prendem) é bem a minha cara neste momento.

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. já ouvi muito desse livro e parece tããããão bom!!! Queria ler pra saber.

    ResponderExcluir
  3. Oi, li esse livro e gostei muito. Sou um grande fã do autor Harlan Coben e essa é uma de suas melhores obras. Eu já não gostei muito da capa, mas não ficou feia. Como de costume achei muito fácil a leitura, o livro mais complicado do autor para ler é o Quebra de confiança. Enfim, gostei muito de sua resenha e de conhecer o seu blog. Voltarei mais vezes :)

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro o Myron Bolitar! É um personagem muito divertido \o/
    Mas não é o meu preferido com o detetive... Alta Tensão, que vem logo depois desse, é o melhor dentre os que li!!!

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir