8 de abr de 2011

Autor da Vez #5 - Pri Beletato

Entrevista - Pri Beletato


1. Primeiramente, quem é Pri Beletato e por quê ser uma escritora?
Nathi é um prazer enorme falar com você e com seus leitores.
Quem sou eu? Sou professora, blogueira e uma aspirante a escritora. Sou extremamente apaixonada por livros e viciada em literatura.
Os livros são uma questão de existência, de poder sonhar, de viver em mundo novo e acreditar em um final feliz. Acredito, que foi por essa minha paixão pelos livros, essa vontade de sonhar que acabei me aventurando a magia de ser escritora.

2. Me conte um pouco do Lulital, quando ele vai ser lançado e qual o tema?
Lulital é um livro de fantasia, mais voltado para o público infanto-juvenil e que traz a história de Cindy, uma adolescente cuja mãe sumiu misteriosamente quando ela tinha apenas seis anos e agora, as vésperas de seu aniversário de 16 anos ela vai ter uma surpresa, vai se aventurar em mundo novo, um mundo mágico repleto de seres encantados e terá que viver uma aventura que mudará para sempre sua vida.
Quanto ao lançamento, não vou comentar nesse momento pois estou revendo alguns detalhes. Mas assim que tiver a data eu comunico.

3. O seu livro ainda não foi lançado, certo? Mas, até agora, houveram algumas dificuldades, em relação a aceitação dos leitores, na escrita, enfim, em relação ao universo dos escritores?
Lançar um livro nunca é fácil! As dificuldades são muitas, desde o apoio até conseguir uma editora que compre a tua ideia.
Minha maior dificuldade sempre foi fazer minha família entender que eu amo a literatura, que eu gosto de estar em casa e escrever. É muito chato você estar no computador super concentrada em um personagem e chega alguém e diz: “Vê se vai fazer alguma coisa da vida e para de escrever!” Eu escuto isso direto! Realmente fazer minha família entender que quero escrever é uma grande dificuldade.

4. Sendo você, uma blogueira e também uma escritora, o que tem a dizer para os que estão começando nos dois?
Ambos são difíceis, trabalhoso e é necessário acima de qualquer coisa: amar a literatura.
Ser escritor e blogueira exige tempo, dedicação e muita leitura. Realmente tem que gostar muito pra se manter nesse caminho.

5. O que lhe agrada mais em ser escritora, e o que menos a agrada?
O que me agrada? O simples fato de escrever, de poder sonhar, criar... isso é fascinante.
A única coisa que não me agrada é não viver disso. As vezes fico frustrada por não ter tempo para escrever - rs

6. Além de Lulital, já escreveu ou está escrevendo outros livros, contos, etc?
Já participei e fui selecionada tendo trabalhos publicados em antologias de contos, coletâneas de poesias, concursos de microcontos, trabalhos acadêmicos e uma série de outras coisas que não me lembro agora.
Atualmente estou trabalhando na continuação de Lulital e em um livro novo que ainda não posso adiantar muita coisa, pois está no começo.

7. Na sua perspectiva, os blogs literários ajudam na divulgação dos livros?
Claro! Especialmente quando o assunto é a literatura nacional. Os blogs literários são o meio mais eficaz para que o autor tenha sua obra divulgada no Brasil, já que outros meios de comunicação não se preocupam em divulgar a literatura. É triste, mas a menos que você seja um Paulo Coelho ou alguma celebridade da TV, o único jeito de tornar sua obra conhecida é através dos blogs literários já que no Brasil falta espaço e incentivo para os novos autores.

8. De onde vem sua inspiração?

Da vida em si, de tudo que acontece comigo, mas especialmente dos meus alunos que todos os dias me ajudam a lembrar o como sonhar é importante.

9. E finalmente, o que tem a dizer aos leitores do blog?

Não tenho muito a dizer, a não ser agradecer o carinho de todos e convidá-loas para caso queiram bater um papo comigo lá no twitter (@pribeletato) eu vou adorar.
E que acima de qualquer coisa, que todos possam sonhar, pois só se vive quem sonha. Então, sonhem muito, pois os sonhos são capazes de transformar o mundo.

2 comentários:

  1. A Pri é muito fofa mesmo! Desejo a ela todo sucesso do mundo e estamos anciosas pelo lançamento do seu livro! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir