27 de jan de 2014

Resenha - Olho por Olho

Olho por Olho

Jenny Han e Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2013
Tradução: Sylvio Deutsch
ISBN: 9788581632780
N° de páginas: 318
Comprar: Extra/Ponto Frio
Nota: ♥♥♥♥♥ (3/5)

Sinopse:
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… 
Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? 
E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? 
A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… 
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. 
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. 
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Com o passar do tempo e após ler alguns livros da Siobhan Vivian, acabei adotando essas leituras como um termômetro. Sim, porque sempre que eu lia algum livro dela, adorava; mas seu eu parar para pensar direitinho, hoje considero todos medianos - 2, 3 estrelas no máximo.

Por isso me surpreendi quando terminei a leitura de Olho por Olho, afinal de contas, pela primeira vez não achei lá essa maravilha toda logo de cara. Sinal que amadureci meus gostos - ou só estou ficando velha e rabugenta mesmo.

O plot em si não é ruim. A vingança que as três protagonistas buscam tem até um fundo lógico. A sabedoria popular nunca mente: guardar rancor por tempo demais faz mal, muito mal. E foi exatamente isso que aconteceu com Kat, Lillia e Mary.

Lillia e sua família moram na região mais nobre da ilha, afinal são um dos mais ricos da região. Ela faz parte do grupo de Rennie e Reeve e é líder de torcida junto com sua "melhor amiga", Rennie. O que poderia haver de errado em uma vida tão perfeita, não é verdade? Mas, sua irmã mais nova, Nadia, acabou de entrar para o ensino médio, e Lillia quer a todo custo protegê-la do mundo cruel e competitivo que as cerca.

Kat por sua vez, é completamente o oposto de Lillia. Está sempre se envolvendo com drogas e pessoas um tanto quanto barra-pesada e após sofrer uma grande perda na infância, acabou sendo considerada a esquisita da escola - com toda razão, diga-se de passagem.

E por último temos Mary. Ela sofreu ainda mais do Kat na sua infância, a ponto de precisar se mudar da ilha. Mas agora ela está de volta e tudo que quer fazer é provar para a pessoa que lhe fez sofrer tanto, que conseguiu superar tudo e é uma pessoa diferente agora. O problema é que, ela não superou muito bem essa história toda.

Mas o que garotas tão diferentes poderiam ter em comum? Uma sede insaciável de vingança. Unidas pela vontade de fazer as pessoas que mais odeiam no mundo pagarem pelo que fizeram, as três se reúnem em segredo para bolar o plano que fará os alvos serem nada mais do que uma pilha de farrapos quando terminarem.

Talvez por ser uma narrativa em terceira pessoa que aborda o ponto de vista de três personagens diferentes, Olho por Olho acaba sendo um livro um tanto quanto raso. Os sentimentos de Kat, Lillia e Mary poderiam ter sido melhor abordados, afinal foram eles que compeliram as três a se juntarem. Todas elas foram marcadas de alguma forma, e se seus traumas e medos fossem melhor apresentados, o leitor poderia se identificar mais com as protagonistas.

Em resumo, Olho por Olho não é ruim. A leitura é rápida e o final deixa um gostinho de quero mais para se ler Dente por Dente. Claro, se você não esperar grandes descrições e uma narrativa profunda, pode ser até que se surpreenda positivamente.


6 comentários:

  1. Nunca Siobhan Vivian, mas tenho muito interesse em ler. Mas confesso que quero esse livro, mais pela Jenny Han, sou fã da Jenny (♥).
    Gosto do tema "vingança", e quero muito ler "olho por olho", apesar de preferir algo mais descritivo, detalhado, quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita vontade de ler este livro...

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, espero ganhar o livro. Muito ansiosa.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, muito precisa, explicou bem a história sem dar muitos detalhes, muito ansiosa pra ganhar o livro.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi muitas coisas a respeito do livro, diversas opiniões, e cada vez mais o livro me intriga. Preciso ler ele logo :/
    Mas tenho uma longa lista de livros na frente del, então vai demorar um pouco para que eu conheça a história.
    Bjokas

    ResponderExcluir