29 de dez de 2012

Retrospectiva 2012 - 10 melhores filmes do ano

Hey!

Finalmente eu consegui tirar minha mãe da frente do computador - claro, cedendo o tablet para ela - para escrever a Retrospectiva 2012. Mas isso não vem ao caso.

O que interessa é que, esses não são só filmes de 2012, ok? São filmes que eu assisti/re-assisti em 2012.


  • 10° lugar:
Cowboys & Aliens
EUA , 2011 - 118 min.
Faroeste / Ficção científica
* Direção:
Jon Favreau.
* Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus, Hawk Ostby.
* Elenco: 
Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell, Adam Beach, Paul Dano, Noah Ringer, Abigail Spencer, Buck Taylor, Matthew Taylor, Cooper Taylor, Clancy Brown, Chris Browning.

Sinopse: Em 1873, um estranho sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes e dominada pelo medo imposto pelo pulso forte do "Coronel" Woodrow Dollarhyde. Mas o inesperado acontece quando máquinas voadoras atacam a cidade e sequestram seus habitantes. É quando os humanos descobrem que precisam combater a invasão alienígena, forçando os homens brancos, bons e maus, e ainda os peles vermelhas a unir forças contra a ameaça extraterrestre.

Um filme que me surpreendeu bastante. Tenho uma implicância muito grande com faroeste, porque, quase todos final de semana, sou obrigada pelo meu pai a assistir filmes nesses estilo. De qualquer forma, gostei bastante, misturando ficção científica e velho oeste, realmente mereceu um lugar nessa lista.
  • 9° lugar:

Um Parto de Viagem
EUA , 2010 - 100 min.
Comédia
* Direção: 
Todd Phillips.
* Roteiro: 
Alan R. Cohen, Alan Freedland, Adam Sztykiel, Todd Phillips.
* Elenco: 
Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx, Juliette Lewis, Danny McBride, RZA, Matt Walsh, Brody Stevens, Jakob Ulrich, Naiia Ulrich, Todd Phillips.

Sinopse: Peter Highman está longe de casa e vai ser pai pela primeira vez. Assim, tudo o que ele queria era acompanhar o parto de seu filho e para isso ele tem exatos cinco dias para chegar a Atlanta, algo que um simples vôo faria em algumas horas. Mas ele não contava em conhecer, no meio do caminho, o aspirante a ator Ethan Tremblay, alguém que irá transformar sua viagem de volta numa verdadeira loucura.

Três palavras: Robert Downey Jr.. É o suficiente para chamar minha atenção. Depois de Iron Man e The Avengers, não tem como não prestar atenção na carreira desse brilhante ator. Não poderia deixar de citar o Zach Galifianakis. Deus! Ele é hilário! Além de Um Parto de Viagem, ele estava presente em The Hangover 1 e 2, e estará no The Hangover 3. Assisti esse filme sem esperar muito e morri de rir. É muito engraçado!
  • 8° lugar: 

    Jogos Vorazes
    EUA , 2012 - 142 min. 
    Ação / Drama / Ficção científica
    * Direção: 
    Gary Ross.
    * Roteiro: 
    Billy Ray, Gary Ross, Suzanne Collins.
    * Elenco: 
    Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Stanley Tucci, Wes Bentley, Willow Shields, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Toby Jones, Elizabeth Banks, Donald Sutherland, Lenny Kravitz, Sandra Ellis Lafferty, Paula Malcomson, Rhoda Griffis, Sandino Moya, Raiko Bowman, Dwayne Boyd, Anthony Reynolds, Judd Lormand, Kimiko Gelman, Nelson Ascencio, Brooke Bundy, Amandla Stenberg, Dayo Okeniyi, Leven Rambin,Jack Quaid, Latarsha Rose, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman, Ian Nelson, Kalia Prescott, Ethan Jamieson, Jacqueline Emerson, Mackenzie Lintz, Annie Thurman, Dakota Hood, Amber Chaney, Karan Kendrick, Shane Biseell, Katie Kneeland, Steve Coulter, Sharon Morris, Tim Taylor, John Ross, Phillip Troy Linger.

    Quando eu assisti Jogos Vorazes pela primeira vez eu gostei bastante, mas sabe aquela coisa de o tempo passa e você reflete melhor e vê que não foi lá isso tudo? É, foi bem assim. Foi uma adaptação bem feita, mas poderia ter sido melhor.
    • 7° lugar:

    Transformers - O Lado Oculto da Lua
    EUA , 2011 - 157 min.
    Ação / Ficção científica
    * Direção: 
    Michael Bay.
    * Roteiro: 
    Ehren Kruger.
    * Elenco: 
    Shia LaBeouf, John Turturro, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Rosie Huntington-Whiteley, Patrick Dempsey, Kevin Dunn, John Malkovich, Frances McDormand, Ken Jeong, Leonard Nimoy, Peter Cullen.

    Sinopse: Os Autobots, liderados por Optimus Prime, participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Um dia Optimus descobre que os humanos lhe esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, comandada por Sentinel Prime, que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60. Os Autobots resolvem ir à Lua para resgatar o antigo líder, além das cápsulas que ainda estão no local. Paralelamente, Sam Witwicky vive com sua nova namorada, Carly, e está à procura de emprego. Ele sente-se diminuído, já que salvou o planeta duas vezes e ganhou uma medalha do presidente Barack Obama, mas nada disto parece ajudá-lo a se estabelecer no mercado de trabalho. Para piorar, Carly ganha bem e é assediada pelo chefe, o bilionário Dylan Gould. Pouco depois de enfim conseguir emprego, Sam recebe uma mensagem de Jerry, que trabalha no mesmo lugar. Jerry trabalhou na NASA durante a corrida espacial e agora é chantageado pelos Decepticons, que o matam. O fato faz com que Sam procure mais uma vez os Autobots, mas apesar de seus feitos do passado ele encontra resistência da nova comandante, Marissa Faireborn.

    Dessa vez só duas palavras: Optimus Prime. É, pois é, quem diria que eu, poderia me apaixonar por um Autobot? De qualquer forma, adorei, simplesmente adorei, Transformers - a série toda. Os efeitos especiais são lindos, os Autobots, enfim, tudo me agrada. Ou quase tudo, porque eu não gostei de terem trocado a Megan Fox pela Rosie Huntington-Whiteley como namorada do Sam.
    • 6° lugar:

    A Mulher de Preto
    Reino Unido , 2012 - 95 minutos
    Terror
    * Direção: 
    James Watkins.
    * Roteiro: 
    Jane Goldman, Susan Hill.
    * Elenco: 
    Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Daniel Cerqueira, Janet McTeer, Sidney Johnston, Tim McMullan, Cathy Sara.

    Sinopse: Arthur Kipps foi enviado por seu escritório para regularizar os documentos de uma mansão abandonada, próximo a um vilarejo, cujas crianças morrem misteriosamente de tempos em tempos, sem que ele soubesse de nada disso. Quando começa a ter uma série de visões sinistras durante a execução de suas tarefas, inclusive uma de uma mulher vestida de preto, ele descobre que existe algo relacionado ao passado daquele local e decide investigar, provocando a ira dos moradores e a morte de mais vítimas. Agora, só o tempo para dizer se o seu instinto paternal irá ajudar a resolver esse perigoso e grande mistério.

    Cada vez mais "crescidinho" - e lindo - e cada vez menos Harry Potter, Daniel Radcliffe mostrou que ele pode fazer mais do que magia. Deus, esse filme é muito apavorante e por nada menos do que me fazer ter pesadelos de noite, A Mulher de Preto tem um lugar mais do que merecido nessa lista.
    • 5° lugar:

    Gigantes de Aço
    EUA , 2011 - 127 min.
    Ação / Drama
    * Direção: 
    Shawn Levy.
    * Roteiro: 
    John Gatins, Michael Caton-Jones, Sheldon Turner.
    * Elenco: 
    Hugh Jackman, Dakota Goyo, Evangeline Lilly, Anthony Mackie, Kevin Durand.

    Sinopse: Num futruro não muito distante, as lutas de boxe já não são mais travadas entre seres humanos e sim através de robôs enormes, capazes de desferir golpes ultrapotentes e impactantes no oponente e para o espectador. Neste ambiente, Charlie é um ex-boxeador falido, que se vira com máquinas obsoletas e, quase sempre, perdedoras. Morando de favor com Bailey, filha de seu falecido treinador, ele acaba sendo chamado pela Justiça por causa da morte da ex-mulher e a futura guarda do filho deles. O problema é que Max tem 11 anos, Charlie nunca teve o menor contato com ele e, por isso, prefere que ele fique com a cunhada, mediante o pagamento de uma polpuda "recompensa". Mas o garoto é muito esperto e aos poucos vai conquistando o coração do lutador. Para completar, o menino é uma fera nos videos games e tem chances reais de ajudá-lo a treinar uma nova máquina de combate e mudar para sempre o destino deles. Agora, tudo que eles precisam é começar do zero e ir subindo no ranking para enfrentar o campeão dos campeões.

    Ai que filme lindo! Juro que eu chorei assistindo. É a prova de que nem só de socos e engrenagens se faz um filme de ficção científica. E claro, contando com Hugh lindo Jackman - vulgo Wolverine - Gigantes de Aço não poderia ficar fora da lista de melhor do ano, não é verdade?
    • 4° lugar

    O Preço do Amanhã
    EUA , 2011 - 109 minutos
    Ficção científica
    * Direção: 
    Andrew Niccol.
    * Roteiro: 
    Andrew Niccol.
    * Elenco: 
    Justin Timberlake, Amanda Seyfried, Alex Pettyfer, Vincent Kartheiser, Johnny Galecki, Matt Bomer, Cillian Murphy, Olivia Wilde.

    Sinopse: Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada aos 25 anos de vida. Quando Will Salas recebe uma misteriosa doação, passa a ser perseguido pelos guardiões do tempo por um crime que não cometeu, mas ele sequestra Sylvia, filha de um magnata, e do novo relacionamento entre vítima e algoz surge uma poderosa arma com o sistema e organização que comanda o futuro das pessoas.

    Outro de ficção científica que entra na lista, mas o quê eu posso fazer se adoro esse gênero de filmes? De qualquer forma, não sei bem o motivo de ter gostado tanto desse filme. Talvez seja porque os personagens vivem em um mundo ontem não há dinheiro e sim tempo. Só sei que vale muito a pena assistir.
    • 3° lugar:

    Água para Elefantes
    EUA , 2011 - 122 min.
    Drama
    * Direção: 
    Francis Lawrence.
    * Roteiro:
    Richard LaGravenese.
    * Elenco: 
    Reese Witherspoon, Robert Pattinson, Christoph Waltz, Paul Schneider, Jim Norton, Hal Holbrook, Mark Povinelli, Richard Brake.

    Sinopse: Jacob Jankowski já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.

    Tá, aí você chega a esse ponto e se pergunta: "Ela colocou esse filme só por que ama o Robert Pattinson?". E a resposta é: Também. Tudo bem, com o Robert no elenco Água para Elefantes ganha pontos comigo, mas além disso ele possui cenário muito bonito: circo; e o roteiro ficou muito bom e bem fiel ao livro.
    • 2° lugar:

    Os Vingadores
    EUA , 2012 - 142 min.
    Ação
    * Direção: 
    Joss Whedon.
    * Roteiro: 
    Zak Penn, Joss Whedon.
    * Elenco: 
    Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof, Tina Benko.

    Sinopse: Loki retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo cósmico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig e Clint Barton/Gavião Arqueiro, que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro, Steve Rogers/Capitão América, Thor, Bruce Banner/Hulk e Natasha Romanoff/Viúva Negra. Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.

    É possível fazer uma reunião dos atores mais fodásticos e lindos em um filme só? Sim, é! E está aí a prova. Os Vingadores é um filme do qual a legião nerd pode se orgulhar. Que filme é esse? Além disso, o que dizer do elenco? Robert Downey Jr., Chris Hemsworth e Chris Evan. Não precisava de mais nada.
    • 1° lugar:

    Amanhecer - Parte 2
    EUA , 2012 - 115 min.
    Romance
    * Direção: 
    Bill Condon.
    * Roteiro:
    Melissa Rosenberg.
    * Elenco: 
    Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Ashley Greene, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Mackenzie Foy, Lee Pace, Dakota Fanning, Maggie Grace, Michael Sheen.

    Sinopse: Após dar a luz a Renesmee, Bella Swan desperta já vampira. Ela agora precisa aprender a lidar com seus novos poderes, assim como absorver a ideia de que Jake, seu melhor amigo, teve um imprinting com a filha. Devido ao elo existente entre eles, Jake passa a acompanhar com bastante atenção o rápido desenvolvimento de Renesmee, o que faz com que se aproxime cada vez mais dos Cullen. Paralelamente, Aro é informado por Irina da existência de Renesmee e de seus raros poderes. Acreditando que ela seja uma ameaça em potencial para o futuro dos Volturi, ele passa a elaborar um plano para atacar os Cullen e eliminar a garota de uma vez por todas.

    Quem já acompanha o blog há algum tempo, sabe da minha paixão incondicional por Twilight e não poderia esperar outra coisa para o primeiro lugar, certo? Sim, mas não é só por isso que Amanhecer - Parte 2 está aqui. Contando com um elenco perfeito e com a soundtrack impecável, além de ótimos efeitos especiais - se você ignorar, claro, o que eles fizeram com a Renesmee - esse filme realmente merece sua posição. Além é claro de ser a finalização mais do que perfeita para uma saga que conquistou milhões de pessoas pelo mundo todo.

    0 comentários:

    Postar um comentário