13 de jun de 2011

Resenha - Água para Elefantes


Água para Elefantes
Sara Gruen,
Editora Arqueiro.

Sinopse:
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.



Jacob Jankowski é um idoso de 90 ou 93 anos de idade, que foi mandado à uma casa de repouso depois da morte de sua esposa Marlena.
Durante o tempo que permanecemos com Jacob, ele sonha e lembra de sua juventude, da época da faculdade, do circo, de seus amigos, etc.
A história narrada pelo Jacob jovem, não começa de um modo feliz, pois seus pais morrem em um trágico acidente de carro e Jacob se vê sozinho no mundo.
Mas, ele ainda tinha que fazer as provas finais em sua faculdade para poder receber seu diploma. Ele tentou, porém, não conseguia responder nenhuma questão. Decidiu então, caminhar sem rumo pelo mundo, o que o levou a encontrar um trem, no qual pulou, sem se interessar nem mesmo por seu destino. E qual é a sua surpresa ao descobrir que é o trem do Circo Irmão Benzini, o Maior Espetáculo da Terra?
O circo é comandado por Tio Al, um tirano que tem como objetivo de vida ter um circo como o Ringling, e para isso está disposto a fazer qualquer coisa.


“Quando ocorreu a Quebra da Bolsa, circos maiores começaram a falir e Tio Al mal conseguia acreditar na própria sorte. Os primeiros foram os Irmãos Gentry e o Buck Jones, em 1929. O ano seguinte assistiu ao fim dos Irmãos Cole, dos Irmãos Christy e do poderoso John Robinson. E, sempre que um espetáculo fechava as portas, lá estava Tio Al, recolhendo os restos: alguns vagões, um punhado de artistas desgarrados, ou tigre ou um camelo. Ele tinha informantes em toda parte – assim que um circo dava sinais de dificuldades, Tio Al recebia um telegrama e corria para o local.” - Página 67.


Depois de algumas discussões, Jacob foi admitido no circo para trabalhar no setor dos animais, chefiado por August, ora encantador, ora intratável. Ele era marido de Marlena, por quem Jacob ficou perdidamente apaixonado desde o primeiro momento que a viu.
Porém, Jacob não se contenta com uma paixão, arruma logo duas de uma vez: Marlena e Rosie, a elefanta. Os dois são tão próximos que chega a ser até romântico *_*
Digamos que por mais que eu adore o Jacob jovem, quem me conquistou foi o “Vovô – Jacob”. Ele é muito fofinho, az vezes depressivo, mas me lembra o meu avô.


“Mas, papai, o senhor fraturou a bacia, disseram, como se eu não tivesse notado. Bati o pé. Ameacei deixa-los sem um centavo sequer, mas então me dei conta de que eles já controlavam o meu dinheiro. Não foram eles que me fizeram lembrar isso – eles simplesmente me deixaram resmungando como um velho gagá até eu perceber. [...] Senti-me como uma criancinha mimada que deixam espernear até passar o acesso de raiva.” - Página 93.


Confesso, eu chorei no início, no meio e no final, mas é inevitável. Sara Gruen é uma excelente escritora. Ela nos embala com sua bela história e é impossível parar de ler, até virar a última pagina do livro. Eu fiquei com aquela cara de quem quer mais, mesmo o final sendo bem construído, se houvesse uma continuação seria muito bem vinda.
Além disso, hoje em dia estamos super saturados de histórias de vampiros, anjos, imortais, enfim, seres desse gênero, e esse livro serviu para quebrar um pouco desse clichê de livros com o mesmo tema.
Eu recomendo muito esse livro, um dos melhores que já li. É The Best!!! Não merece menos que nota:





Além desse maravilhoso livro, existe também o filme. Veja abaixo algumas informções sobre:
Sinopse:
Jacob Jankowski (Robert Pattinson) é órfão e vive na era da Grande Depressão. Sozinho, ele decide entrar num trem de passagem e acaba em um mundo maluco de circo e fica responsável por cuidar do zoológico, por sua experiência como estudante de veterinária. Lá ele conhece a domadora de cavalos Marlena (Reese Whiterspoon), casada com August (Christoph Waltz), treinador dos animais circenses. Surge um triângulo amoroso entre Jacob, Marlena e August.

Water for Elephants
EUA , 2011 - 122 min.
Drama
Direção:
Francis Lawrence
Roteiro:
Richard LaGravenese
Elenco:
Reese Witherspoon, Robert Pattinson , Christoph Waltz, Paul Schneider, Jim Norton, Hal Holbrook, Mark Povinelli, Richard Brake



Crédito do Trailer: Twilighters


4 comentários:

  1. Ai, esse livro é tão perfeito! Falta eu ver o filme agora, amei sua resenha Nathi!

    ResponderExcluir
  2. Olá o Blog tá fazendo um mês e preciso da opinião de leitores

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    se puder dê a sua

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito da capa desse livro... tenho vontade de jogar a Reese de lado e agarrar o Pattinson!!!! Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. O livro é lindo, lindo, lindo!!! O triste é que quando comprei só tinha com a capa do filme e eu queria a antiga!
    Apesar de idealizar muito o circo (acho que coisas horrorosas acontecem em ambiente de circo) é um linda história e de leitura ultra-rápida!

    O filme ainda não vi. Apesar de gostar muito de Robert Pattinson, li muitas coisas sobre não ter ocorrido um entrosamento muito bom entre ele e Reese Witherspoon. Espero que não tenha afetado o filme!

    Quero muito assistir!

    =D

    ResponderExcluir