17 de fev de 2014

Resenha - Dente por Dente

Dente por Dente

Jenny Han e Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2013
Tradução: Maria Angela Amorim Paschal
ISBN: 9788581633404
N° de páginas: 510
Nota: ♥♥♥♥ (4/5)
Não contem spoilers do livro anterior. Resenha de Olho por Olho.
Sinopse:
Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle.
Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição.
O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary?
À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...
Depois da leitura de Olho por Olho, e de um final um tanto quanto aberto, nada mais natural que continuar a trilogia, certo? Apenas mais dois livros, o que poderia dar errado? Mas qual foi a minha surpresa quando Dente por Dente chegou pelo correio e achei que tivesse recebido um tijolo de presente... o.O Pois é, já posso ir adiantando que o tamanho assusta um pouco, mas a história compensa.

Nesse livro, as personagens principais precisam lidar com as consequências do plano que armaram no primeiro livro. Lillia, Mary e Kat não têm para onde correr - literalmente, já que moram em uma ilha - e tudo que lhes resta é sofrer em silêncio e torcer para ninguém descobrir o que realmente aconteceu naquela noite tão trágica.

O tamanho monstruoso de Dente por Dente esconde os pensamentos de três garotas tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais. Seus sentimentos estão ainda mais presentes nesse livro do que no anterior, já que dessa vez temos o remorso com centro das atenções e peça fundamental para o desenrolar da narrativa.

Acontecimentos traumáticos do último fadado Homecoming, surtos psicóticos e menos explicações do que nunca; são boas frases para se resumir o começo de Dente por Dente. O ponto de vista de três personagens nunca se fez tão necessário e detalhes soltos ao longo da narrativa fazem toda a diferença para se ligar os pontinhos no final.

E por falar em final, será que as autoras nunca ouviram falar de timing? Gostei bastante da forma como os fatos finais foram apresentados, o único problema foi a hora escolhida para narrar tal acontecimento. Se elas tivessem deixado a bomba final como última frase do livro, a frustração com uma finalização tão estranha e confusa - no bom sentido - faria com que, automaticamente, todos começassem a procurar ensandecidamente por toda a internet a respeito da continuação. Além disso, o acréscimo de fatos que poderiam ter sido deixados para o próximo livro - já que haverá outro mesmo - tornou o final menos impactante.

Apesar disso, não posso dizer que me decepcionei com Dente por Dente, pelo contrário. Encontrei na narrativa com diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento, a forma perfeita de contar a história de Mary, Kat e Lillia. Acontece que timing é tudo em um livro, principalmente em um tão extenso, e por isso, e só por isso, uma estrela foi pelo ralo. Mesmo assim, vale à pena encarar as mais de 500 páginas, já que os fins compensam os meios.

P.S.: Você pode ganhar o primeiro livro! E para saber como, basta clicar no banner abaixo. :)



0 comentários:

Postar um comentário