22 de mai de 2013

Resenha - Esperando por você

Esperando por você 

Susane Colasanti

Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2013
Tradutor: Luis Gonzaga Fragoso
ISBN: 9788581630472
N° de páginas: 333
Comprar: Extra/Ponto Frio
Nota: ♥♥♥♥♥ (3/5)

Sinopse:
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, o amor da sua vida - Derek - a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Será que estou em um clima de Disney quase inspired e não estou sabendo? 

Depois de Faça seu pedido (resenha) que lembra Desseis Desejos (IMDB) vem Esperando por você que lembra Radio Rebel (IMDB). E não, isso não quer dizer que seja ruim.

Esperando por você é o segundo livro da autora Susane Colasanti publicado pela Editora Novo Conceito. O primeiro foi Bem mais perto (resenha). Na época em que li o primeiro livro da autora eu dei 5 estrelas, mas se fosse hoje, duas e meia seria muito. Não que o livro seja ruim mas os motivos que levam a protagonista a fazer o que ela faz são um tanto quanto infantis demais para o meu gosto.

Em comparação com o primeiro livro da Susane, Esperando por você é melhor. Não surpreendentemente melhor, mas é mais bem elaborado. A personagem principal é uma adolescente comum que tem sonhos e ambições, e antes do primeiro dia de aula do segundo ano do Ensino Médio, Marisa faz uma pacto com sua melhor amiga, Sterling: as duas farão de tudo para se reinventar, a começar por conseguir um namorado.

Se Marisa só tem olhos para Derek, o cara mais popular da escola, Sterling acha todos os garotos do seu ano um tédio. Ela gosta mesmo de caras mais velhos, lá pelos 20 e poucos anos. 

Há alguns anos, porém, Marisa era muito amiga de um garoto chamado Nash, o típico nerd tímido da escola. Considerado por muitos o garoto esquisito, ele coleciona sinos como seu avô e é excelente com tecnologia. Mas, por algum motivo inexplicável, ele e Marisa pararam de se falar, voltando apenas porque foram escolhidos para formarem dupla em uma das aulas do ano letivo.

Eis então que o quase inacreditável acontece: Derek nota a presença de Marisa. Isso faz com que a garota saia de órbita. Ela não pensa em mais nada, não se concentra em mais nada, apenas em Derek e seu possível futuro a dois.

Porém, nem tudo são flores, e a vida de Marisa vira de pernas para o ar. Mil e um acontecimentos fazem de sua vida um verdadeiro inferno - drama adolescente mode on. E só uma pessoa consegue tirar a protagonista de suas crises existenciais: um DJ que se auto-intitula Dirk Dirty e seus podcasts diários. Neles são contados todos os podres da escola em que Marisa estuda e são discutidos os mais variados temas, até mesmo conselhos de todo o tipo.

A narrativa não é do tipo profunda e cheia de significados. Trata apenas da vida de uma adolescente que após um combinado com sua melhor amiga, tem sua vida completa e totalmente transformada. Talvez, se não fosse pelo "mistério" de quem é o Dirk - que não é bem um mistério porque é super fácil de adivinhar quem ele realmente é - o livro não teria fluido tão bem. A vontade de saber o que acontecerá a seguir é mais forte e em apenas dois ou três dias eu terminei Esperando por você.

"É incrível como as pequenas coisas são capazes de fazer uma pessoa tão feliz, num momento em que ela está tão triste. Estou tentando prestar atenção às pequenas coisas que considero impostantes, no 'agora'. Ter breves instantes de magia para me proteger me ajuda quando estou deprimida. São lembretes de que as coisas sempre podem melhorar."
Página 288.
Claro, não me entenda mal, o livro não é ruim, mas também não é "Ah, meu Deus! É o livro da minha vida!". É o estilo de livro previsível mas fofinho, para se ler principalmente, por distração. É leve, divertido, e o tipo de leitura beeem juvenil. <3 Se é esse o estilo de leitura que você procura, se joga em Esperando por você!


0 comentários:

Postar um comentário