8 de abr. de 2013

Resenha - Maldosas


Maldosas

Sara Shepard

Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2010
ISBN: 9788579800252
N° de páginas: 294
Comprar: Extra/Casas Bahia
Nota: ♥♥♥♥♥ (3/5)
Desafio: 11 livros para ler em 2013

Sinopse: 
Todo mundo tem um segredo que, se revelado, pode mudar a visa por completo. As adolescentes Spencer, Aria, Emily e Hanna sempre souberam disso, mesmo antes da melhor amiga delas, Alison, desaparecer misteriosamente. Há detalhes seus que só foram contados a Alison e elas têm muito medo que alguém mais os descubra.
Hoje, três anos depois do sumiço de Alison, continuam mentindo e escondendo pedaços de suas vidas. Spencer está a fim do namorado da sua própria irmã. Aria tem um caso com o novo professor da escola. Emily está apaixonada por uma menina que acabou de entrar na escola. Hanna é magra e bonita, mas faz coisas absurdas para ser assim.
Elas se achavam seguras, mas mensagens de texto e e-mails de alguém que assina apenas A as deixaram de sobreaviso.

-----------------------------------------------

Verão do sétimo ano. Festa do pijama na casa da Spencer. Tudo normal e lindo, certo? Bem, mais ou menos. Aria, Hanna, Emily e Spencer, basicamente só estão juntas no mesmo grupo por Alison. E nem é porque as 4 gostam tanto assim dela, mas sim porque as 4 contaram segredos demais... Se uma delas brigarem com Alison, sabe-se lá o acontecerá com seus segredos.

Mas, eis que no meio da noite, Alison desaparece misteriosamente. Sem suspeitos, sem culpados. Apenas some. Mais tarde, antes do começo do oitavo ano, Aria se muda para a Islândia; Spencer foca-se mais ainda nos estudos; Hanna faz amizade com Mona e Emily começa a namorar Ben. E todas se esquecem de Alison e os segredos que elas partilhavam.

Até agora, 3 anos depois, no começo do ensino médio, mais precisamente no 1° ano. Aria está de volta a Rosewood, e as outras continuam o que faziam desde o começo do oitavo ano. Elas ainda fingem que esqueceram tudo o que aconteceu com Alison, mas aparentemente alguém não as deixará esquecer.

É aí que A entra, lembrando-as das coisas pavorosas que fizeram ou que escondem. A não as deixará esquecer da "coisa com a Jenna", não as deixará esquecer até mesmo das coisas que aconteceram no 1° ano do ensino médio. A está em todo lugar.

"Em duplas, as meninas leram os recados umas das outras. Todos diziam a mesma coisa:
Eu ainda estou aqui, suas vacas. E eu sei de tudo. -A"
Página 289.
A partir disso o livro se desenrola. Com uma narração em terceira pessoa, temos uma visão geral do que acontece com cada uma das protagonistas. Mas isso não me agradou muito, porque dessa forma os personagens ficam superficiais. Sabemos de tudo o que acontece, mas não de tudo que os personagens sentem. É como se a Sara apenas pincelasse o que acontece, bem mais ou menos.

Se você, assim como eu, assiste a série Pretty Little Liars, pode ser que ache esse livro um tanto quanto repetitivo. Tudo que acontece nesse primeiro livro corresponde ao piloto da série - obrigada, Joana! <3 - então, as 4 garotas ainda não se relacionam como na série. São raras as cenas com mais de uma delas e me senti cansada, lendo tantas coisas repetidas.

Talvez, se eu tivesse lido Maldosas antes de ver o seriado, teria gostado mais. Claro, o mistério por trás de A e o desaparecimento de Alison são instigantes, mas é só por isso que pretendo continuar lendo a série. Por nada mais. Porque, se fosse pela amizade entre as quatro, eu teria o seriado para isso.

Espero realmente que o próximo livro - Impecáveis - seja melhor, mas pelo que li por aí em algumas resenhas, ainda não é nesse que as coisas realmente ficam boas.


2 comentários:

  1. Oi. Eu simplesmente amo os livros e a série então sou muito suspeita em dar a minha opinião sobre a autora.
    Eu realmente adoro Pretty Little Liars e o livro, você ver[a, se desenrolará ainda mais e o que pareciam semelhanças entre série e livro mudará por completo. E isso é o que eu gosto. Porque muitas vezes você acaba endo coisas que não aconteceram na série mas, em algum momento, algumas coisas se assemelham.

    ResponderExcluir
  2. Ei Nat, tudo bem?

    peguei esse livro pra ler na Cultura aqui do Rio e li=( dois capitulos. Realmente achei bem fiel a série e em dois capítulos não me senti assim tão cansada. Mas tb nao sei se aguentaria um livro todo assim. Ainda quero ler os livros, mas o meu medo é de acontecer a mesma coisa de quando eu resolvi ler Vampire Diaries... preferir a série que o livro =P

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir